Logística

Saiba como a terceirização de frota ajuda a reduzir custos

redução de custo no frete
Escrito por Simplifica Fretes

Toda empresa precisa adotar medidas voltadas à melhoria de sua eficiência e competitividade, bem como à sua posição no mercado em que atua, o que não raro passa pela busca de redução de despesas e custos. E a terceirização de frota é uma oportunidade nesse sentido, como você poderá ver a seguir.

Assim, se você ainda mantém uma frota custosa e que requer muito trabalho em sua manutenção e administração, saiba que há alternativas viáveis e menos onerosas no mercado. É o que você verificará continuando com a leitura deste artigo. Confira!

Os benefícios da terceirização de frota

Quando você mantém uma frota própria, está imobilizando parcela significativa de seu capital na aquisição dos veículos. Essa imobilização pode resultar em falta de recursos para a melhoria e a expansão de suas principais atividades, como a contratação e o aperfeiçoamento de profissionais que atuam em seu ramo operacional, o investimento em tecnologia, marketing etc.

Além disso, você incorre em pesadas despesas com manutenção, seguro e regularização dos automóveis, salários de motoristas, necessidade de um gestor para a frota, e assim por diante.

Vantagens financeiras

Perceba, portanto, que a decisão de terceirizar sua frota, já de início, poderá resultar nos seguintes benefícios, dentre outros:

  • liberação de capital para suas atividades-fins;
  • eliminação de gastos destinados a manter os veículos regularizados e em boas condições de uso;
  • ausência de despesas relacionadas à contratação de seguradora, condutores e funcionário para gerir a frota;
  • ganhos indiretos, como evitar a perda de seu patrimônio — lembre-se de que um veículo está naturalmente sujeito à depreciação de seu valor com o passar do tempo.

Vantagens operacionais e administrativas

Você deve ter em mente, também, que manter uma frota própria representa uma preocupação a mais para a administração de seu empreendimento. As empresas devem canalizar seus esforços para aquilo que elas sabem fazer de melhor, transferindo para outros, na medida do possível, serviços que não se incluem em seu objetivo social.

Considere ainda que, ao contratar um bom serviço de frota, você poderá agregar valor à imagem de sua empresa, na medida em que seus próprios clientes aumentem seu conceito, em razão da entrega pontual e excelente de seus produtos.

O mercado de logística e transporte

O mercado brasileiro está bastante desenvolvido no campo de logística e transportes, de modo que vale a pena pesquisar e comparar as alternativas que se oferecem (frota própria versus frota terceirizada), e apurar se você não está desperdiçando recursos humanos e materiais ao manter em seu pátio vários veículos para atender a uma necessidade facilmente terceirizável.

Mas, por outro lado, há bons e maus profissionais que oferecem o serviço em questão, como, aliás, em todo ramo empresarial. Então, não descuide: busque também especialistas que possam assessorá-lo em sua pesquisa, pois eles podem indicar, com muita precisão, as melhores empresas disponíveis, seja em termos de qualidade, seja em termos de preço.

E então, será que você está fazendo uma boa escolha ao manter uma frota própria? Não seria esse o momento de verificar se a terceirização de frota poderá incrementar seus negócios? Assine nossa newsletter e receba regularmente informações acerca de logística e transportes. Certamente temos muito a contribuir para o desenvolvimento de seu empreendimento. 

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Comentar

Deixar comentário.

Share This