Logística

Roteirização de carga: entenda seus benefícios!

roteirização de carga
Escrito por Simplifica Fretes

Em um mercado cada vez mais exigente, a roteirização de carga tem sido uma estratégia interessante, especialmente por permitir que a logística empresarial alcance resultados expressivos ao entregar ao cliente final o produto certo e no prazo acordado.

Com consumidores mais seletivos e atentos à eficiência dos processos logísticos, fica evidente que um negócio de sucesso pode e deve adotar essa técnica para desfrutar de todos os seus benefícios.

Mas, afinal, que benefícios são esses? O post de hoje foi elaborado com o intuito de apresentar as vantagens que uma empresa pode conquistar ao aplicar a roteirização de carga e, desse modo, contribuir para o crescimento de seu negócio.

Se você tem interesse pelo assunto e quer aprender um pouco mais a respeito, não deixe de continuar com a leitura!

O que é roteirização de carga?

Antes de conhecer seus benefícios, é interessante entender melhor em que consiste a técnica da roteirização de carga. Isso porque alguns gestores e empreendedores ainda não compreendem esse conceito com clareza.

Assim sendo, de maneira resumida, pode-se afirmar que a roteirização de carga é o mesmo que planejar todo o trajeto percorrido pelos veículos de entrega até que o produto chegue ao seu destino final.

Não há dúvidas de que tal estratégia está em perfeita harmonia com o próprio conceito de logística, já que seu objetivo é entregar a mercadoria adequada, no local combinado, no dia e horário planejado e por um preço justo e correto.

Desse modo, ao elaborar um roteiro para a carga, o gerente logístico deve se atentar a diversos aspectos:

  • tipo de carga;

  • valor da carga;

  • veículo utilizado para a entrega;

  • rotas de entregas possíveis;

  • existência de pedágio ao longo do trajeto;

  • restrições de circulação nos locais em que o veículo passará.

Qual a importância da roteirização no setor de logística?

Seja em uma transportadora ou em uma empresa que realiza suas próprias entregas, é certo que o transporte de cargas até o destino final é um grande desafio para os gestores da área.

Inúmeros são os obstáculos a serem superados e, de modo geral, é preciso ser muito estratégico para que as entregas ocorram em tempo hábil, com segurança, eficiência e redução de custos.

Planejar um roteiro para suas entregas é, portanto, uma excelente solução diante da necessidade de entregar ao consumidor a melhor experiência de compra possível.

Em outras palavras, a roteirização é essencial para o setor de logística, na medida em que utiliza tecnologia para prever, controlar e planejar todo o percurso que seu produto percorrerá até que chegue ao seu cliente.

Essa sequência lógica e sistematizada, possibilitada pelo uso de softwares de roteirização, torna-se um grande diferencial competitivo e contribui para que o negócio consiga satisfazer as necessidades e expectativas de sua clientela com eficiência e economia.

Já que os maiores problemas enfrentados pela logística são os atrasos nas entregas, os danos nas mercadorias em razão do manuseio inadequado e a demora nos processos de expedição, é evidente que a roteirização de carga pode ser uma alternativa inteligente.

Quais os benefícios da roteirização de carga?

Conforme visto, a roteirização de carga é o processo de planejamento da entrega de uma mercadoria ao cliente final. Por meio dela, é realizada a análise de diversas premissas e aspectos que conduzem a um transporte diferenciado.

Conheça a seguir os benefícios que ela pode proporcionar à sua empresa:

Entregas mais rápidas

Sem dúvidas, um dos grandes benefícios da roteirização de carga é a agilidade com que as entregas são efetuadas.

Em um cenário de alta competitividade no mercado, esse pode ser um fator decisivo para a escolha de seus clientes. Frisa-se que o consumidor contemporâneo, especialmente com a propagação das compras online, tende a valorizar a rapidez com que recebe seu produto e empresas que se atentam a isso conseguem se destacar.

Maior precisão dos processos logísticos

Prever os efeitos de uma decisão com certa antecedência é também uma característica interessante do processo de roteirização e, de modo geral, isso contribui para uma maior precisão no cálculo de gastos e riscos do transporte de cargas.

Assim, o gestor tem condições de escolher a melhor rota com base no tipo de mercadoria a ser transportada e, com isso, evitar riscos desnecessários. Uma carga valiosa, por exemplo, pode ter um trajeto diferenciado e não ser transportada em período noturno.

Entretanto, é preciso enfatizar que essa precisão está intimamente ligada à maneira como o gestor executa o processo. É de conhecimento de todos que processos manuais, além de ultrapassados, são menos eficientes e mais propensos a erros e, por isso, o ideal é contar com o auxílio de uma boa plataforma.

Assim sendo, para que seja possível alcançar bons resultados, é imprescindível utilizar uma tecnologia que aponte os melhores roteiros, tendo como base o cruzamento de informações e dados relevantes, como:

  • infraestrutura da frota;

  • tipo de mercadoria;

  • intensidade do trânsito na rota escolhida;

  • pontos de pedágio no trajeto;

  • valor da carga a ser transportada.

Otimização de tempo e dinheiro

O grande desafio da logística contemporânea é fazer com que os processos sejam executados em menos tempo e demandem menos custos.

Aliás, é exatamente por isso que a roteirização de carga tem recebido tanto destaque. A técnica confere ao negócio, ao mesmo tempo, otimização de tempo e dinheiro.

De modo geral, não apenas as transportadoras, como as empresas que contratam esse tipo de serviço acabam desfrutando de uma logística rápida, eficaz e mais barata. Como a entrega é minuciosamente planejada e monitorada, erros são evitados e recursos e tempo são economizados.

Mais agilidade às entregas fracionadas

As cargas fracionadas são uma tendência no universo da logística atual. Por permitir que negócios de todos os portes entreguem suas mercadorias — independentemente do volume, quantidade e tipo de produto — em qualquer canto do país, o frete fracionado tem crescido exponencialmente.

Paralelo a isso, é possível observar que muito desse sucesso se deve ao processo de roteirização de carga, já que ele se torna ainda mais indispensável em casos que o mesmo veículo realiza diversas entregas.

Por meio de um plano inteligente de rotas, a empresa consegue mais eficiência e agilidade em suas entregas, aumentando a satisfação de sua clientela e, consequentemente, sua margem de lucro.

Conforme visto ao longo do post, é possível concluir que a roteirização de carga é uma estratégia essencial para a logística de empresas que se preocupam em entregar seus produtos sempre com rapidez e qualidade.

Diante do atual cenário de competitividade, não se atentar a esse detalhe é um grande risco à reputação e aos rendimentos do negócio. Portanto, encontre uma boa plataforma e comece a desfrutar de todos os benefícios acima apresentados.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba as atualizações de nosso blog em sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Comentar

Deixar comentário.

Share This