Logística

Rastreamento de frota: entenda sua importância!

Rastreamento de Frotas
Escrito por Simplifica Fretes

A frota de veículos de transporte de carga no Brasil é muito extensa, o que se explica, em parte, pela predominância do transporte rodoviário sobre outras modalidades, como o ferroviário, o aéreo e o aquático. Essa realidade exige, das empresas que operam nessa área, algumas precauções, dentre elas, a necessidade de se contratar um adequado serviço de rastreamento de frota.

Esse tipo de serviço já é muito comum em nosso país e, sendo assim, as pessoas que lidam com questões relacionadas à logística precisam entender o seu conceito, bem como os seus benefícios. E é disso que trataremos, de forma breve e objetiva, no presente artigo. Acompanhe!

O que é rastreamento de frota

Trata-se de um sistema computadorizado que, mediante a transmissão de dados via satélite, permite acompanhar, com precisão, a localização de um determinado veículo. A partir da instalação de um dispositivo, a empresa que fornece o serviço de rastreamento, não só pode monitorar o automóvel, como também adotar medidas em casos de ocorrência de problemas ou acidentes.

A empresa de rastreamento é capaz de detectar várias informações relacionadas ao veículo rastreado, que podem ser comunicadas em tempo real ao cliente. Dentre tais informações, podemos citar: a localização do veículo, a sua velocidade, a rota realizada, os momentos de parada, os problemas em seu desempenho, dentre várias outras.

Vantagens do uso do sistema de rastreamento

Vários são os benefícios para as empresas que contratam esse tipo de serviço, dentre os quais podemos citar:

Vantagens para a transportadora:

  • maior segurança contra roubos e furtos, tanto do veículo em si, como da carga que ele transporta;
  • redução de custos com o transporte, na medida em que permite obter informações relativas ao consumo de combustíveis, necessidade de manutenção etc.
  • controle de comportamentos inadequados do motorista, como desvio de rotas, excesso de velocidade, paradas em locais impróprios etc.;
  • possibilidade de intervenção imediata em caso de acidentes com o veículo ou com as pessoas nele presentes, acionando os profissionais adequados no momento certo (ambulância, polícia etc.).

Vantagens para a empresa que contrata a transportadora:

Por outro lado, para o cliente que contrata uma transportadora que conta com o serviço de rastreamento de frota, algumas das vantagens são:

  • identificação imediata da localização de sua carga;
  • segurança relacionada ao bom andamento do serviço de transporte contratado;
  • redução de custos, ao minimizar a possibilidade de perda de mercadoria;
  • gozo de credibilidade, por parte da empresa, frente a seus próprios clientes.

Todos ganham com o sistema de rastreamento

Esse tipo de serviço, como visto, acaba por ser vantajoso para os diversos interessados numa operação de transporte de carga: o cliente que contrata um serviço de logística, a própria empresa de logística, a transportadora de carga e, por fim, a empresa especializada no serviço de rastreamento e monitoramento de frotas.

Acreditamos que você já percebeu a importância do rastreamento de frota. Mas as coisas não param por aqui, pois igualmente importante é poder contar com um seguro no transporte de carga, fator esse que também deve ser levado em conta ao se contratar uma boa transportadora.

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Comentar

Deixar comentário.

Share This