Comércio Exterior

Quais são os principais portos do Brasil?

principais portos no brasil
Escrito por Eduardo Labre

A infraestrutura portuária brasileira é bastante desenvolvida, com importantes instalações dos mais diversificados tamanhos e objetivos, movimentando milhares de toneladas de carga anualmente. Mas classificar os principais portos do Brasil em termos de sua importância não é tarefa simples, pois, para tanto, é necessário definir os critérios a serem levados em conta, como volume e valor movimentado e área de influência, entre outros.

Desse modo, listaremos a seguir 10 dos mais significativos portos do país, destacando sua localização e principais setores de atividades atendidos nas operações de exportação e importação com dados atualizados de 2019. Se você trabalha com logística, transportes ou comércio exterior, continue lendo este artigo, pois, certamente, ele será muito útil em sua profissão.

Os principais portos do Brasil

Na lista que segue com a maioria das informações coletadas do portal da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), apontaremos o estado onde se localiza o porto (o município já consta em seu nome) e os principais setores econômicos que utilizam suas instalações nas negociações comerciais com outros países e também outras informações relevantes a respeito de cada um. Todos operam com produtos diversificados, sendo alguns de maior relevância em termos de volume de carga e valores transacionados.

Porto de Santos

Localizado no estado de São Paulo, é o maior da América Latina e responsável pela movimentação de aproximadamente um terço das operações de comércio exterior do Brasil. Atendendo à indústria mecânica, de materiais de transporte, química, alimentos, bebidas, metalurgia, agroindústria e madeira. É onde ocorre a maior diversificação de produtos importados e exportados no país. Em constante evolução tanto na questão de infraestrutura quanto de tecnologia, o Porto de Santos conta com uma área no total de 7,8 milhões de metros quadrados, contando canais de navegação, terminais e estações de armazenamento de cargas. O que deixa sem dúvidas bastante claro sua importância para a economia brasileira e o mercado mundial.

transporte de container

Porto de Paranaguá

Também considerado de grande porte, sendo o segundo maior do Brasil, localiza-se no Paraná. Com uma área total de aproximadamente 4,2 milhões de metros quadrados juntamente com o Porto de Antonina, dão suporte às movimentações de cargas no Paraná. Atendendo mais de 10 setores de atividade econômica sendo os principais a agroindústria e madeira, materiais de transporte, alimentos, bebidas e indústrias química e mecânica.

Porto de Itaguaí

Localizado no sul do estado do Rio de Janeiro e sendo um dos principais polos de exportação de minério, o Porto de Itaguaí tem um potencial enorme para se tornar um dos grandes pontos de relações comerciais do Mercosul. Dispondo de uma área total de cerca de 7,2 milhões de metros quadrados, é uma das melhores referências de integração com o transporte de cargas rodoviário e ferroviário. Os setores de atividade econômica mais fortes são os de minério de ferro, produtos siderúrgicos e cargas de contêineres.

Porto do Rio Grande

Com forte atuação no sul do país e localizado no Rio Grande do Sul, o Porto do Rio Grande é o maior dos três portos organizados do estado. Tendo em sua área de atuação o estado de Santa Catarina e também países vizinhos como Uruguai, Sul do Paraguai e Norte da Argentina, exerce um papel importantíssimo nas relações comerciais com os integrantes do Mercosul. Fazem uso das instalações a agroindústria e madeira, calçados e couro, materiais de transporte e indústrias química e mecânica.

Porto do Itaqui

No estado do Maranhão litoral oeste da Baía de São Marcos o Porto do Itaqui conta com uma área aproximada de 5,1 milhões de metros quadrados. Sendo um dos principais Portos do Nordeste do Brasil o Itaqui é uma potência em termos de eficiência de modais de transporte devido as ligações entre ferrovias e rodovias com o centro-oeste do país. Detém recordes de exportação de soja em quantidades com forte atuação no setor da agroindústria, outras principais cargas são estruturas metálicas, máquinas e celulose.

Porto de Suape

Localizado no estado de Pernambuco o Porto de Suape está conectado aos principais portos do mundo por rotas marítimas de navegação. Com sua localização privilegiada em relação a proximidade com capitais do Brasil, aeroportos nacionais e internacionais é o principal porto nacional em transporte de combustíveis minerais e seus derivados, entre outras cargas líquidas e é o porto da região com maior transporte de contêineres.

Porto de Vila do Conde

O primeiro dos dois Portos mais importantes localizados no estado do Pará. O Porto de Vila do Conde tem a área aproximada de 3,7 milhões de metros quadrados constituído de vias de tráfego de diferentes modais disponíveis para a movimentação de cargas e com um potencial de expansão bastante considerável. Os principais setores de movimentação de cargas são de minerais e derivados com o maior volume de movimentação, além de cargas da agroindústria, líquidos, contêineres e carga viva.

Porto de Santarém

Em seguida também localizado no estado do Pará, o Porto de Santarém conta com uma área de cerca de 498 mil metros quadrados de território divididos em estrutura de acostagem, píeres, terminais de descarga e armazéns. Opera cargas gerais, cargas sólidas de vegetais e fertilizantes e cargas líquidas de petróleo e derivados.

Porto de São Francisco do Sul

Instalado no litoral norte de Santa Catarina o Porto de São Francisco do Sul é localizado entre diversas cidades com relevância econômica do sul do país e também de vizinhos de fronteira, sendo o maior terminal portuário do estado. O destaque em volume para a movimentação de cargas é para sólidos agrícolas, minerais, contêineres e cargas gerais.

Porto do Rio de Janeiro

Trata-se de um porto regional, no estado do Rio de Janeiro, localizado na costa oeste da Baía de Guanabara. Com uma área operacional de 1 milhão de metros quadrados de porto organizado com 15 pátios e 18 armazéns por onde passam produtos de metalurgia, materiais de transporte, minerais e indústrias química e mecânica.

Esses são apenas alguns dos principais portos do Brasil, entre marítimos e fluviais, com suas características próprias e relevância para determinadas regiões e setores de atividade econômica.

Agora sim você ficou mais bem informado acerca das instalações portuárias do Brasil!

Que tal otimizar suas operações logísticas reduzindo custos no transporte aduaneiro e otimizando tempo na contratação de fretes para as suas operações de importação e exportação? Clique aqui e deixe uma mensagem que um de nossos especialistas vai entrar em contato para te apresentar a plataforma em detalhes e identificar qual a melhor logística para os seus embarques.

Sobre o autor

Eduardo Labre

1 comentário

Deixar comentário.

Share This