Comércio Exterior

Quais são os principais portos do Brasil?

portos brasileiros
Escrito por Simplifica Fretes

A infraestrutura portuária brasileira é bastante desenvolvida, com importantes instalações dos mais diversificados tamanhos e objetivos, movimentando milhares de toneladas de carga anualmente. Mas classificar os principais portos do Brasil em termos de sua importância não é tarefa simples, pois, para tanto, é necessário definir os critérios a serem levados em conta, como volume e valor movimentado e área de influência, entre outros.

Desse modo, listaremos a seguir 10 dos mais significativos portos do país, destacando sua localização e principais setores de atividades atendidos nas operações de exportação e importação. Se você trabalha com logística, transportes ou comércio exterior, continue lendo este artigo, pois, certamente, ele será muito útil em sua profissão.

Os principais portos do Brasil

Na lista que segue, apontaremos o estado onde se localiza o porto (o município já consta em seu nome) e os principais setores econômicos que utilizam suas instalações nas negociações comerciais com outros países. Todos operam com produtos diversificados, sendo alguns de maior relevância em termos de volume de carga e valores transacionados.

Porto de Santos

Localizado no estado de São Paulo, é considerado de grande porte, atendendo à indústria mecânica, de materiais de transporte, química, alimentos, bebidas, metalurgia, agroindústria e madeira. É onde ocorre a maior diversificação de produtos importados e exportados no país.

Porto de Paranaguá

Também considerado de grande porte, localiza-se no Paraná e trabalha com a agroindústria e madeira, materiais de transporte, alimentos, bebidas e indústrias química e mecânica.

Porto do Rio de Janeiro

Trata-se de um porto regional, no estado do Rio de Janeiro, por onde passam produtos de metalurgia, materiais de transporte, minerais e indústrias química e mecânica.

Porto de Itajaí

Regional e de médio porte, em Santa Catarina, opera com a agroindústria e madeira, eletroeletrônica e indústrias mecânica e têxtil.

Porto de Vitória

De grande porte, no Espírito Santo, nele são movimentados produtos minerais, papel e celulose, agroindústria e madeira.

Porto de Rio Grande

Localizado no Rio Grande do Sul, é de grande porte. Fazem uso de suas instalações a agroindústria e madeira, calçados e couro, materiais de transporte e indústrias química e mecânica.

Porto de São Francisco do Sul

De grande porte, é um porto local, em Santa Catarina, atendendo à agroindústria e madeira e produtos minerais.

Porto de Salvador

Local e de médio porte, situa-se na Bahia. Opera com metalurgia, plásticos e borracha, produtos minerais e indústrias química e mecânica.

Porto de Manaus

Localizado na Amazônia, destaca-se por receber as importações de produtos diversos para a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Porto de Aratu

Local e de grande porte, também situa-se na Bahia. Destina-se às operações do Polo Petroquímico de Camaçari, por onde passam produtos minerais, da indústria química e materiais de transporte.

Esses são apenas alguns dos principais portos do Brasil, pois há mais de 2.000 no país, entre marítimos e fluviais, com suas características próprias e relevância para determinadas regiões e setores de atividade econômica.

Se agora você ficou mais bem informado acerca das instalações portuárias brasileiras, compartilhe esse artigo nas redes sociais, pois ele poderá ser útil para outras pessoas. Até o próximo post!

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This