Logística

Por que escolher a terceirização da logística?

vantagens da terceirização na logistica
Escrito por Simplifica Fretes

Peter Drucker, conhecido como pai da teoria da administração, dizia que “as atividades de distribuição que ocorrem após a produção são as áreas de negócios, infelizmente, mais desprezadas e mais promissoras na América”. Hoje, muitas empresas são conscientes de que a terceirização de serviço no transporte aduaneiro é um requisito indispensável para o desenvolvimento da organização.

Afinal, processos logísticos eficientes são extremamente necessários para garantir a segurança do transporte de importação e exportação de produtos durante todo o percurso até chegar ao consumidor final — em perfeitas condições, no tempo programado.

No post de hoje, você vai saber mais sobre esse sistema, o que esperar de uma terceirização de serviços, quais as vantagens, desvantagens e outras dicas. Continue a leitura!

O que é a terceirização da logística?

É o serviço de entrega de cargas com acompanhamento, gerenciamento e rastreio feito por uma empresa especializada. Tem como principal objetivo aumentar a eficiência e a eficácia das práticas de negócios na cadeia de suprimentos.

Esse método surgiu como alternativa às mudanças bruscas que ocorreram no mercado globalizado: rapidez nas informações, aumento na demanda e oferta de produtos, entre outras.

Sendo assim, terceirizar representa uma adaptação vantajosa para a empresa que delega atividades a outra a fim de focar no que faz de melhor. O resultado disso é que ela ganha mais tempo e vantagem competitiva.

Para que isso aconteça de forma saudável, é fundamental que haja um compromisso mútuo entre provedor e contratante.

O que esperar da terceirização de serviço no transporte aduaneiro?

Antes de terceirizar, é recomendável considerar alguns cuidados para garantir o sucesso do seu negócio. Confira:

Expertise de negócio

Mais que um prestador de serviço, o provedor de logística deve ser um parceiro comercial estratégico, contribuir com a expertise de negócio, além de indicar e gerenciar os ativos e recursos necessários. Também é ideal que ele seja totalmente comprometido com prazos.

Profissionais capacitados

As pessoas que atuam nesse segmento precisam ser especialistas por formação acadêmica e ter experiência profissional. Devem ser inseridas no meio, participar de eventos, feiras, reuniões e ter acesso às diversas informações relativas ao setor de logística. Tudo isso faz diferença no gerenciamento de propostas e soluções.

Atendimento de excelência

Um atendimento impecável é o que se espera de uma empresa de terceirização, além de simpatia, honestidade e boa vontade em ajudar. É preciso que ela cumpra com o que foi acertado no contrato, ofereça seguro nos transportes e pontualidade nos fretes.

Equipamentos corretos

No mercado, existem inúmeros equipamentos aplicáveis na armazenagem e transporte de materiais. Acontece que é preciso conhecer o que cada um oferece de acordo com a operação. Uma empresa terceirizada é capaz de identificar quais os recursos necessários para a prática das atividades.

Processos resistentes

Ter um processo robusto é o segredo de qualquer operação. Para isso, é importante mapear todas as ações e compreendê-las de forma detalhada em termos de espaço, sistemas de segurança, combate a incêndio etc. Isso possibilita mais celeridade, qualidade, flexibilidade e confiabilidade.

Cotação de fretes

Algumas prestadoras oferecem a possibilidade de o cliente consultar as transportadoras cadastradas e comparar o preço do frete de qualquer tipo de mercadoria. Dessa forma, não existe a necessidade de passar horas pesquisando, pois todas as informações podem ser acessadas no mesmo ambiente.

Qualidade das operações

Nem todas as empresas conseguem garantir a excelência no serviço, mas qualidade é fundamental. Por isso, escolha a parceira certa para o seu negócio. Confirme se ela conta com um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade estruturado, implementado e gerenciado por meio de indicadores de performance.

Tecnologia atual

Novas tecnologias surgem diariamente e, por esse motivo, é essencial trabalhar com uma empresa que não tem medo de inovar. Então, uma boa prestadora precisa oferecer sempre as melhores soluções em software e hardware. Isso contribui muito para a produtividade das ações logísticas.

Plataforma online

O principal diferencial de usar uma plataforma para analisar e escolher a melhor transportadora é a otimização do tempo. Busque um software seguro e fácil de usar, com sistema de tracking para acompanhamento do transporte, além da opção personalizada de suporte e versão mobile.

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

A adoção da terceirização logística é uma tendência que veio para ficar. Por meio dela, é possível ter uma gestão mais otimizada e efetiva, reduzir a quantidade de funcionários nas atividades operacionais, os custos logísticos e outras despesas com salários e encargos trabalhistas.

Esse apoio representa um enorme ganho de tempo e produtividade, pois o gestor não precisa gastar horas para escolher o melhor serviço quando a prestadora se compromete a apresentar. Assim, ele tem mais controle das cotações realizadas, contratadas e sistema de tracking para acompanhamento da carga em tempo real.

Com todas essas vantagens, é possível se dedicar mais ao próprio negócio e não se estressar com essa parte, que vai ficar por conta de profissionais competentes.

As desvantagens da terceirização logística podem ser relacionadas à contratação de fornecedores que não têm ética profissional. Muitos oferecem um valor baixo para atrair os interessados, mas, com o passar do tempo, aumentam o preço.  

Nem todas são legalistas, ou seja, atuam dentro da legalidade. Por isso, é importante verificar se regem pelo regime CLT — Consolidação das Leis do Trabalho para assegurar isenção de ações judiciais.

Que empresas já adotaram esta solução?

Confira o que disseram os gestores das organizações que adotaram a terceirização da logística com a Simplifica Fretes:

“É uma proposta inovadora com foco em produtividade, qualidade, eficiência nos prazos e racionalização dos gastos. É uma empresa que trabalha com muito respeito, seriedade, ótima negociação e ótimo apoio operacional. Eles conquistaram a minha confiança”. Analyst Foreign Trade

“Trabalho com a Simplifica desde o primeiro semestre de 2015 e os benefícios adquiridos em redução de custos e agilidade na logística são valiosíssimos! O atendimento é excelente, e o serviço prestado torna o dia a dia da operação de ComEx muito mais pratica e ágil”. Pixel Ti

“Posso afirmar com convicção que a partir do momento que começamos a trabalhar com eles, tivemos uma otimização do tempo, assim como maior agilidade na conclusão de nossos processos logísticos. Uma empresa séria, com profissionais muito atenciosos, capacitados e realmente comprometidos”. AD do Brasil

“O sistema é perfeito e completo, abrange fretes domésticos e fretes para segmento aduaneiro, que é bem especifico, além de atender LCL e FCL. Depois que comecei a utilizar, abandonei os telefones e e-mail, sem contar que a equipe é muito eficiente”.  Bolay Avelar Trading

Como você viu, a terceirização de serviço no transporte aduaneiro é uma ótima opção para quem deseja otimizar a logística, gerenciar com menos preocupação e, ao mesmo tempo, impulsionar os resultados da empresa. Basta fazer as escolhas certas em busca de soluções inovadoras. 

Somos a Simplifica Fretes e disponibilizamos um mecanismo gratuito de busca por cotações de frete. Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This