Logística

O que é o cálculo de cubagem? Entenda agora!

Escrito por Simplifica Fretes

O cálculo de cubagem é muito utilizado no transporte de cargas e influencia diretamente no carregamento do veículo e na definição do valor do frete. No entanto, apesar de ser comum, muitas pessoas ainda o confundem com o peso cubado e o fator de cubagem, por exemplo.

Para evitar que isso aconteça, elaboramos este artigo e vamos explicar, com detalhes, cada um desses aspectos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco e confira agora mesmo!

O que é o cálculo de cubagem?

Na logística, a cubagem de uma carga pode ser definida como o volume que ocupa dentro do veículo. Ela é usada para calcular o peso cubado, visto que nem sempre a relação entre peso e tamanho é proporcional — afinal, é possível que existam volumes pequenos e muito pesados, ou itens muito grandes e bem leves, por exemplo.

O objetivo de levantar esses números é planejar o carregamento, evitando que o caminhão circule com muitos espaços vazios. Isso é fundamental para otimizar o transporte (levando mais cargas de uma só vez) e os custos do frete (que são reduzidos).

Como é feito o cálculo de cubagem?

A cubagem de um volume pode ser encontrada utilizando a fórmula:

comprimento X altura X largura

Por exemplo:

Se uma embalagem a ser transportada tem 50 cm de altura, 50 cm de largura e 50 cm de comprimento, terá um volume de:

0,50 m x 0,50 m x 0,50 m = 0,125 m³.

Isso quer dizer que a caixa tem 0,125 metro cubado.

Qual é a diferença entre cubagem, volume e peso cubado?

Saiba diferenciar os três termos e como eles são aplicados.

Volume

O volume nada mais é do que a relação entre as dimensões do objeto. Para saber o valor, basta usar a fórmula informada no tópico anterior.

Cubagem

Se o cálculo de cubagem e volume é feito da mesma forma, significa que os dois são a mesma coisa? Não necessariamente. O termo cubagem é usado na logística para se referir ao espaço que determinado item ocuparia dentro do veículo e, com isso, realizar o planejamento do dimensionamento das cargas. A ideia é consolidar as cargas da forma mais otimizada possível.

Peso cubado

Já o peso cubado, por sua vez, é uma forma que as transportadoras têm de tornar a cobrança do frete mais justa. É o caso de uma embalagem muito grande, mas que pesa pouco.

Isso significa que ela ocuparia muito espaço no caminhão (tomando lugar de outros itens), mas interferiria muito pouco no limite de peso que pode ser transportado pelo veículo.

O peso cubado é calculado utilizando a fórmula de cubagem/volume e acrescentando o fator de cubagem no final. Ou seja:

comprimento X altura X largura X fator de cubagem

Usando o mesmo exemplo anterior, temos:

  • dimensões de 0,50 m x 0,50 m x 0,50 m;

  • fator cubado de 300 (para o transporte rodoviário).

O peso cubado do produto em questão é de: 0,50 x 0,50 x 0,50 x 300 = 37,50 kg.

É sempre importante lembrar de verificar as medidas das embalagens (que podem ser em metros ou centímetros) e o peso (que pode ser em gramas, quilos ou toneladas). Sempre que elas estiverem em unidades diferentes, é preciso fazer a conversão para metros e quilos.

O que é o fator de cubagem?

O fator de cubagem é um número constante usado para representar um metro cúbico dentro de um veículo. Ele é definido com base no que se considera ideal para o transporte de cargas e tem números específicos para cada modal, que, por convenção, são:

  • 300 kg/m³ no rodoviário;

  • 166,7 kg/m³ no aéreo;

  • 1.000 kg/m³ no marítimo.

O cálculo de cubagem é fundamental para que a cobrança de frete seja feita de forma justa. O cálculo é feito com base no maior valor entre o peso bruto e o peso cubado. Além disso, é por meio dele que se faz a consolidação de cargas, otimizando a ocupação do veículo.

O que achou deste post? Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Para saber mais sobre este assunto, entre em contato com nossa equipe de especialistas e ajudaremos a esclarecer suas eventuais dúvidas.

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This