Logística

Logística reversa: entenda o que é quais são seus impactos

logística reversa
Escrito por Simplifica Fretes

O conceito de logística reversa está cada vez mais em pauta nas empresas, principalmente pelos benefícios que ela proporciona para os negócios e a necessidade de manter operações mais sustentáveis. Entretanto, ela precisa ser cuidadosamente planejada, a fim de evitar desperdícios.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor do que se trata, os impactos causados por ela e como o prejuízo pode ser evitado ao adotar esse sistema. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando a leitura!

Afinal, o que é a logística reversa?

A logística reversa trata do fluxo dos produtos — do ponto onde ele é consumido até sua origem ou algum intermediário, como os pontos de reciclagem. Em outras palavras, ela faz o processo inverso ao da logística tradicional. Um bom exemplo prático desse modelo é o retorno das embalagens de bebidas para as fábricas, partindo do ponto de venda. 

Quais impactos ela causa nos negócios?

Uma implantação eficaz da logística reversa proporciona diversas vantagens para as empresas. Entre as principais, estão:

Melhora a imagem da empresa no mercado

A ideia de sustentabilidade tem ganhado mais destaque ultimamente e empresas que resolvem aderir a ela transmitem a imagem de “empresa sustentável” ao público em geral, melhorando sua projeção no mercado.

Reduz os custos operacionais

O principal motivo para a redução dos custos se dá pelo aproveitamento dos veículos que retornariam vazios para a base após a finalização das entregas. Nesses casos, o planejamento das rotas pode contemplar o percurso de volta para fazer a logística reversa e diluir o custo operacional — tornando-o menor. 

Também existe a possibilidade de reaproveitar embalagens e paletes para realizar novos envios e diminuir o gasto com esses materiais, como no exemplo das garrafas de bebida, citado inicialmente.

Ajuda a aumentar a satisfação dos clientes

Situações em que há necessidade de realizar trocas e devoluções costumam ser motivo de muito estresse com o cliente, prejudicando a experiência que ele tem com a empresa e, dependendo do atendimento, causando uma imagem negativa e até a perda desse consumidor.

Nesse contexto, a logística reversa pode ser aproveitada para coletar esses itens no destino — visto que, por lei, esses retornos não devem gerar custos para o consumidor — e entregá-los na empresa, para que o envio correto seja realizado. Apesar de não diminuir o transtorno, uma tratativa eficiente pode se tornar um meio de mostrar um bom atendimento e estreitar a relação com seu público.

Como evitar problemas?

Em muitos casos, a logística reversa é um processo necessário para o sucesso do negócio, especialmente por estar ligada ao relacionamento com o cliente e à aplicação prática da sustentabilidade. Entretanto, se não for bem planejada e executada, pode acarretar falhas e prejuízos para o negócio. Para evitá-los, vale a pena contar com 3 pontos principais:

Padronização dos processos

Ela serve para estruturar as atividades referentes à logística reversa e formalizar o fluxo de trabalho, garantindo que o método implementado seja o melhor para os resultados e que todos os colaboradores o adotem como planejado.

​Investimento em TI

Nesse caso, a tecnologia tem o papel de auxiliar no planejamento e dimensionamento do envio de veículos, além do rastreamento e monitoramento das rotas.

Melhorias operacionais

O ideal é fazer melhorias contínuas nos processos. Para isso, vale a pena investir no acompanhamento de indicadores de desempenho, que ajudam a monitorar os custos e a eficiência da operação. ​

A logística reversa possui um papel muito importante para as empresas no que diz respeito à adequação às leis (no caso do descarte correto de materiais), melhoria no atendimento prestado ao cliente e à sustentabilidade. Entretanto, ela precisa ser cuidadosamente planejada e implementada, visto que qualquer falha pode representar risco de grandes prejuízos financeiros.

Quer continuar acompanhando outros conteúdos como esse? Então siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Estamos no Facebook e no Linkedin.

 

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This