Comércio Exterior

Entenda o que é demurrage de container

o que é demurrage
Escrito por Simplifica Fretes

Os produtos importados pela via marítima são transportados em containers e permanecem neles desde o desembaraço aduaneiro até o envio ao destinatário. O prazo máximo de uso de um container é de 30 dias.

Porém, quando esse período se estende por mais de um mês, o cliente sofre algumas sanções. Você sabe o que é demurrage de container? Veja, agora, como ela afeta os custos do frete da mercadoria e aprenda a evitá-la!

O que é demurrage de container?

Quando o importador ultrapassa o período de 30 dias em posse de um container, é cobrada a sobrestadia ou demurrage, como é mais conhecida. É uma multa originária do atraso na desocupação do recipiente.

Sua cobrança tem previsão legal no Código Comercial brasileiro e precisa estar prevista no contrato. Não havendo previsão contratual, ela não poderá se aplicada.

Qual é o custo da sobrestadia?

A demurrage é cobrada por diária, em dólar. Cada transportador tem sua tabela de valores e o preço total pode ultrapassar o do equipamento.

O container não é local de armazenamento de carga e sim um equipamento de transporte. A sua retenção pode, inclusive, causar dano indenizável a terceiros que porventura tenham reservado o recipiente. Tudo isso aumenta muito o custo do frete, gerando impactos diretos no lucro da importação. Por isso, é importante saber como evitá-la.

Como reduzi-la?

Remoção para porto seco

Uma forma de evitar a demurrage é agir junto a seu despachante aduaneiro para remover a mercadoria o mais rápido possível. Havendo atraso na liberação do produto, é possível utilizar um terminal de porto.

O chamado porto seco cobra taxas bem mais baratas, além de ser mais flexível na negociação de descontos.

Troca de container

Uma outra saída é a troca de container. O importador compra um equipamento com as mesmas especificações e o repassa ao armador — nome dado ao transportador — no prazo combinado. Posteriormente, ao desocupar o recipiente, vende-o e recupera o dinheiro da compra.

Desova da mercadoria

Pode-se ainda realizar o pedido de desova da mercadoria. Existem empresas especializadas neste tipo de procedimento, com custo bem menor que o valor da sobrestadia. Desovam-se os produtos e o container é devolvido dentro do prazo contratual.

Leasing de container

A última dica é o leasing de container. O importador arrenda o equipamento e, ao final do uso, decide se compra ou não. Apesar de não ser uma modalidade muito utilizada no Brasil, é possível encontrar empresas que realizam essa operação.

Essas 4 dicas evitam a cobrança da sobrestadia. Isso reduz os custos com o frete de mercadoria importada via transporte marítimo.

No caso de dificuldades junto à Receita Federal para desova ou remoção para o porto seco, algumas medidas judiciais podem ser tomadas. As decisões, nesses casos, têm sido favoráveis para o importador. A esfera judicial pode ser utilizada, ainda, em caso de o transportador recusar a troca de container.

Agora que você entendeu o que é demurrage de container, utilize nossas dicas e diminua os custos de frete do seu produto. Siga-nos no Facebook e no Linkedin e recebe mais conteúdos exclusivos!

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This