Comércio Exterior

Entenda o que é cubagem e como ela influencia no valor do frete

calculo de cubagem
Escrito por Simplifica Fretes

Entender o que é cubagem e qual é sua importância no transporte de cargas é fundamental para tomar decisões acertadas sobre a distribuição ideal de cargas dentro de um veículo e saber como ela influencia no valor do frete. Isso ajuda as transportadoras a otimizarem suas operações e a forma de cobrança, aumentando a eficiência dos serviços oferecidos.

Pensando nisso, resolvemos elaborar o artigo de hoje e vamos explicar melhor o conceito, as diferenças entre temos semelhantes e como o cálculo é feito. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!

Afinal, o que é cubagem? 

A cubagem de uma carga pode ser definida, na logística, de forma resumida, como a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupa dentro do veículo, variáveis que nem sempre são proporcionais.

O objetivo é planejar o carregamento da melhor forma possível, conseguindo carregar o máximo de peso, com a  maior parte do espaço carregado. Assim, se otimiza o transporte e os custos do frete — que acabam sendo reduzidos, visto que a maior quantidade produtos é enviada de uma só vez.

Um bom exemplo para compreender isso é fazer a comparação entre uma carga de algodão e outra de ferro, ambas com o mesmo peso. Enquanto a de algodão é mais volumosa e ocupa mais espaço, a de ferro vai atingir a capacidade do veículo sem ocupar todo o espaço.

Sendo assim, ao considerar a cubagem para planejar o carregamento, consegue-se evitar duas situações:

  • que a carga seja muito volumosa, porém mais leve, o que desperdiça a capacidade do caminhão (em peso bruto);
  • que a carga seja pequena, mas muito pesada, o que alcança o limite de peso e gera desperdícios de espaço.

Dessa forma, consegue-se uma garantia maior de que os desperdícios são evitados, aproveitando a maior parte do espaço disponível no caminhão.

Qual a diferença entre volume, cubagem e peso cubado?

Volume

O volume é relacionado às dimensões de um objeto. É calculado usando uma fórmula simples:

COMPRIMENTO x ALTURA x LARGURA

Assim, se uma carga possui as seguintes dimensões:

  • comprimento: 50 centímetros — ou 0,5 metros
  • altura: 90 centímetros — ou 0,9 metros
  • largura: 70 centímetros — ou 0,7 metros

O volume do produto é: 0,5 x 0,9 x 0,7 = 0,315m³

Cubagem

De maneira geral, a cubagem se refere a esse volume (0,315m³, como no exemplo acima). Entretanto, quando se trata do transporte de cargas, ela está mais relacionada ao planejamento do dimensionamento do que será transportado e qual é a melhor composição para determinado veículo.

Peso cubado

Já o peso cubado está relacionado ao espaço que a carga ocupa no veículo e é muito utilizado para calcular a cobrança do frete valor, que é a comparação entre o peso bruto e o peso cubado — a cobrança é feita se baseando no maior resultado. O cálculo é feito usando o volume e o fator de cubagem, ou seja:

COMPRIMENTO x ALTURA x LARGURA x FATOR DE CUBAGEM

Sendo assim, usando o mesmo exemplo anterior:

  • dimensões de 0,5m x 0,9m x 0,7m;
  • fator cubado de 300 (valor que explicaremos no tópico a seguir).

O peso cubado do produto é: 0,5 x 0,9 x 0,7 x 300 = 94,5kg

Vale ressaltar a importância de verificar as medidas do produto (tanto do volume, quanto do peso). Isso porque pode ocorrer de haver variações entre o tamanho (centímetros e metros) e o peso (gramas, quilos e toneladas). Assim, antes de realizar as contas, é necessário fazer a análise e converter os números — caso as medidas sejam divergentes.

Qual o fator de cubagem?

O fator de cubagem é um número constante e equivale a um metro cúbico dentro do veículo. Ele é definido a partir do que se considera ideal para uma carga e possui números específicos para cada modal de transporte. Por convenção, utiliza-se:

  • 300kg/m³ no modal rodoviário;
  • 166,7kg/m³ no modal aéreo;
  • 1.000kg/m³ modal marítimo.

No transporte rodoviário, esse número é normalmente usado para cargas fechadas (lotação). Para as cargas fracionadas, algumas transportadoras preferem usar um valor menor — normalmente de 250Kg/m³ —, visto que são transportados produtos diversos e dificilmente seria possível preencher todos os espaços vazios dentro do veículo.

Como é o cálculo de cubagem?

Na prática, a cubagem é encontrada por meio do cálculo do volume de um produto, considerando as dimensões da embalagem. Entretanto, no que se refere aos gastos envolvidos na operação de transporte e ao cálculo do frete, o ideal é combiná-la com o peso cubado.

Dessa forma, enquanto a cubagem indica quantos itens podem ser carregados no veículo, a comparação entre o peso bruto e o peso cubado serve para definir uma forma de cobrança mais justa.

Sendo assim, supondo que o baú do caminhão possui 50m³ e se tem 100 produtos para enviar, totalizando 48m³ (cubagem da carga), sabe-se que todos os itens poderão ser enviados no veículo e que a capacidade será aproveitada quase em sua totalidade. Aqui, a cubagem foi utilizada para ajudar no planejamento do carregamento e garantir que a distribuição foi feita da forma adequada.

Já na cobrança, é feita uma comparação entre o peso bruto e o peso cubado e prevalece o maior entre eles, estabelecendo a variável “frete peso” no cálculo da cobrança por envio. A ideia é equilibrar, novamente, o espaço ocupado e o peso real de uma carga e definir o valor se baseando no maior número, evitando o risco de prejuízos operacionais.

Entender o que é cubagem é fundamental para compreender de que forma ela influencia no cálculo do valor do frete. Para as transportadoras, essa variável é essencial para alcançar eficiência e conseguir continuar entregando um serviço de qualidade — visto que os custos operacionais e a forma como são absorvidos pela empresa afetam sua performance.

Para o contratante, isso é sinônimo de conseguir preços mais atraentes, visto que os desperdícios e a desorganização são corrigidos e o custo da ineficiência não é repassada no valor do frete.

Gostou do nosso artigo de hoje? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidades que postarmos aqui no blog! 

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This