Exportação

Entenda como obter sucesso no mercado internacional

Escrito por Simplifica Fretes

Uma empresa capaz de colocar seus produtos ou serviços no mercado internacional sempre estará à frente de seus concorrentes, já que não dependerá tão somente dos clientes em seu país de origem. Além disso, poderá ter acesso a economias mais robustas do ponto de vista econômico e financeiro.

Continue com a leitura deste post e saiba da importância de se buscar expandir suas transações internacionalmente, além das dicas para alcançar novos mercados. Confira!

A importância de negociar no mercado internacional

Toda empresa necessita crescer, aumentar sua lucratividade e competitividade, de modo a manter-se firme em seus objetivos. Porém, não raro o cenário econômico do país oferece certos obstáculos — limitação da demanda (procura dos produtos), concorrências acirrada, crises financeiras etc.

Assim, lançar-se no mercado internacional representa uma excelente oportunidade de expansão de seus negócios, de conquistar uma clientela segura e superar a dependência exclusiva do mercado interno.

Claro que isso exige algumas decisões estratégicas, como adquirir as habilidades para operar com exportações e divulgar suas mercadorias ou serviços no estrangeiro. Em outras palavras, trata-se de criar uma estrutura que permita à firma alcançar a meta em questão.

Dicas para expandir no mercado externo

Como dito, exportar é apenas uma questão de obter algumas competências básicas e de se planejar — como tudo, aliás, numa organização. Então, acompanhe abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo nesse intento.

Pesquisar a demanda externa

Esse é o primeiro passo: verificar em que países seus produtos serão bem aceitos. E não se trata somente de preço, quantidade e qualidade, mas igualmente de conhecer a cultura dos povos estrangeiros — afinal, certamente você não conseguirá vender carne bovina aos indianos, ou suína aos judeus, não é verdade?

Padronizar os produtos ou serviços

O consumidor nacional pode checar as características de suas mercadorias localmente, o que não ocorrerá com aqueles situados em outras nações. Isso impõe a necessidade de se adotar uma padronização mínima, a manutenção das mesmas características, embalagens, especificações técnicas etc.

Mudanças de critérios na elaboração de produtos ou serviços devem ser informadas com precisão aos clientes externos, pois do contrário a firma correrá o risco de cair em descrédito, quando não se sujeitar a pesadas multas contratuais.

Investir em propaganda e marketing

Não existe como ingressar num mercado — sobretudo aqueles situados além de nossas fronteiras — sem um adequado investimento em propaganda e marketing. Não basta ser eficiente naquilo que se faz: é necessário dar visibilidade às suas utilidades, levá-las ao conhecimento de seus potenciais usuários.

Essa medida, nos dias de hoje, é algo bem mais fácil de ser realizado, tendo em vista o maior número de instituições que disponibilizam serviços no ramo — seja em sua forma tradicional, seja nas modernas técnicas de marketing digital.

Conhecer os trâmites de exportação

Uma empresa que pretenda lidar com exportações deverá se familiarizar com seus procedimentos, pois isso envolve contratos internacionais, taxas de câmbio, atividades aduaneiras (fiscalização por parte dos governos envolvidos) etc.

Uma boa estratégia é realizar parcerias com instituições que já operam no comércio exterior, o que permitirá a aquisição das experiências iniciais. Isso tudo paralelamente à busca dos conhecimentos técnicos que tais transações exigem.

Percebeu como negociar no mercado internacional é algo perfeitamente possível para qualquer empresa? O sucesso nesse campo requer basicamente a disposição para ampliar seus objetivos!

Quer saber mais como enviar seus produtos e ampliar sua atuação no mercado exterior e, entender a logística necessária para as suas operações de exportação acontecerem, entre em contato com nossa equipe de especialista. Estaremos de prontidão para ajuda-los! 

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This