Logística

Entenda a importância do seguro de transporte de carga

seguro de carga
Escrito por Simplifica Fretes

Acidentes, roubos, extravios… O transporte de cargas é uma atividade complexa e que envolve diversos riscos. Para evitar custos desnecessários, é preciso tomar uma série de cuidados, como a contratação de um seguro de transporte de carga.

Esse tipo de seguro oferece proteção aos bens e mercadorias transportadas em viagens nacionais e internacionais. Independentemente da ocorrência, sua missão é cobrir os prejuízos causados à carga.

Inclusive, sua contratação é obrigatória por lei. Ou seja, é imprescindível optar por transportadores que trabalham e averbam o seguro de carga. Para entender melhor sua importância, continue lendo este post!

Principais modalidades do seguro de transporte de carga

A apólice pode ser destinada a dois tipos distintos de seguro: transporte nacional e internacional.

No primeiro caso, as apólices podem ser avulsas (uma por viagem) ou abertas (várias viagens comunicadas uma a uma por averbação). O seguro é indispensável e pode cobrir situações como acidentes, roubos e desaparecimento de carga.

Já no transporte internacional, se aplicam as normas de operações do comércio exterior, como os Incoterms. Os proprietários podem contratar um seguro multimodal ou intermodal, se protegendo de riscos para qualquer meio de transporte utilizado.

O seguro de transporte de carga possui uma grande variedade de coberturas, sendo algumas básicas e outras adicionais. Também existem seguros obrigatórios (RCTR-C, RCTR-VI e TN) e outros facultativos (RCTR-DC).

Seguro Garantia: o que é e qual a sua função

Para entender a importância seguro de transporte de carga, é preciso falar também do Seguro Garantia. Ele consiste em uma proteção, por parte do governo, contra a possibilidade de não pagamento dos tributos relativos a cargas ingressadas no país e eventualmente extraviadas.

O transporte aduaneiro é opção de grande parte dos proprietários por contar com custos mais baixos. No entanto, nessa modalidade os impostos só são pagos à Receita Federal após o desembaraço da carga. Durante esse processo, podem ocorrer sinistros que inviabilizam o pagamento dos devidos tributos.

Assim, a Receita Federal repassa esses riscos, para que os custos não caiam sobre o governo. Ou seja, sem a averbação do seguro de transporte de carga, os impactos negativos de uma carga roubada/extraviada podem ser maiores.

A importância do seguro de transporte de carga

Logo de início, o principal motivo para a contratação de um seguro de transporte de carga é jurídico. Estar em conformidade com as leis é um dos grandes requisitos para que uma empresa possa operar e crescer no mercado.

Outro ponto crucial é a segurança garantida por esse tipo de seguro. Diante do cenário logístico atual, estar protegido contra os imprevistos é essencial para não comprometer financeiramente o negócio.

E não faltam motivos para se prevenir desses riscos. Os roubos de carga, por exemplo, aumentam a cada ano. Em 2015, as ocorrências cresceram em 10%, segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

Mas além dos crimes, existe a possibilidade de perdas, extravios e acidentes. No entanto, um bom seguro de carga proporciona a certeza de ressarcimento, a tranquilidade e a estabilidade necessárias para garantir a credibilidade da empresa.

Na contratação de qualquer transportadora, é importante garantir o seguro de transporte de carga. Garantindo segurança no transporte e respaldo na resolução de problemas, essa é a melhor opção tanto por questões jurídicas quanto financeiras.

A Simplifica Fretes é uma plataforma que fornece as melhores opções de frete de acordo com as necessidades do seu negócio. Inclusive, oferecemos apenas transportadoras que trabalham com seguro de transporte de carga. Agora que você já conhece a importância desse tipo de seguro, aproveite para entrar em contato conosco e obter mais informações!

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This