Logística

Como procurar uma transportadora ideal para seu negócio?

transportadora
Escrito por Simplifica Fretes

Contar com bons parceiros de negócios é fundamental para aumentar a qualidade e eficiência nos processos. Por isso, saber procurar uma transportadora é um ponto crucial para que os clientes sejam atendidos com excelência e a empresa alcance um bom desempenho.

Elaboramos este artigo para explicar o papel do planejamento logístico nesse processo, quais são os benefícios de se terceirizar o transporte e como a escolha do melhor prestador de serviço pode ser feita. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Importância do planejamento logístico

É por meio do planejamento estratégico que se define as estratégias e métodos que serão adotados no atendimento e nas operações logísticas. O objetivo é aumentar a eficiência dos processos, alcançar o máximo do aproveitamento dos recursos e garantir a satisfação dos clientes.

A ideia é fazer com que todas as atividades — internas e externas (fornecedores e parceiros) — estejam em sinergia, conduzindo as operações para o aumento da competitividade.

É por isso que ele é considerado uma das principais ferramentas voltadas para o sucesso de um negócio, já que funciona como um guia, que orienta para as decisões que serão tomadas e qual é o melhor caminho para alcançar os objetivos traçados.

Benefícios de terceirizar o transporte de cargas

A terceirização da logística pode proporcionar diversos benefícios para as empresas. Explicaremos os principais nos tópicos a seguir.

Menor investimento inicial

Quando a empresa opta por contratar prestadores de serviços de transporte, o investimento inicial já sofre uma queda considerável — principalmente devido à desnecessidade de adquirir caminhões e outros tipos de ativos, que geram um custo muito elevado.

Ganho em eficiência

Outro ponto que vale a pena destacar é a possibilidade de contar com empresas especializadas no tipo de serviço prestado. Esse know-how gera uma grande diferença na forma como as operações são realizadas, possibilitando ganho em qualidade e agilidade.

Redução de custos

Esse é um dos benefícios mais buscados por quem considera apostar na terceirização. Um exemplo bem claro de como ela é alcançada é por meio do baixo investimento inicial, conforme dito. Além disso, podemos citar outros fatores que contribuem para essa diminuição:

  • desnecessidade de contar com um quadro de funcionários contratados diretamente (redução dos encargos trabalhistas);
  • os custos passam a ser variáveis (só paga pelo serviço que realmente foi utilizado).

Foco na atividade-fim

Com as atividades secundárias sendo executadas por equipes especializadas no assunto, a sua empresa passa a focar mais no core business, ou seja, as questões que realmente ajudam a gerar receita.

Como encontrar uma transportadora ideal para o seu negócio

Apesar de ser extremamente importante encontrar os parceiros corretos, essa questão não é tão simples quanto parece. Existem alguns cuidados essenciais que devem ser tomados para alcançar o melhor resultado possível. Conheça alguns deles.

Reconheça suas necessidades e objetivos

Antes de tudo, é preciso entender quais são as necessidades e os objetivos da sua empresa. Isso envolve, principalmente:

  • o volume de carga que é transportado durante determinado período;
  • as características específicas dos itens;
  • as regiões de atendimento;
  • o nível de serviço exigido;
  • o custo estimado para a operação.

Pesquise a reputação da empresa

Agora que já se sabe o que se espera de uma transportadora, é o momento de se preocupar com o tipo de serviço que será prestado. Um dos pontos principais relacionados a isso é a reputação da empresa que fará o atendimento.

Uma boa forma de pesquisar é coletando avaliações de outros clientes (se possível) e fazendo buscas sobre as opiniões que são deixadas na internet. Por meio delas, já se consegue avaliar um pouco da qualidade do atendimento (aos clientes finais e aos contratantes).

Avalie a idade da frota

Outra questão que vale a pena colocar em avaliação é a idade da frota dos caminhões (ou outros tipos de veículos) que a transportadora tem. Quanto mais velhos eles forem, maiores serão os riscos de falhas e, consequentemente, atrasos nos envios. Portanto, quanto mais novos, melhor.

Analise o investimento em tecnologia

Atualmente, a tecnologia está presente em diversos processos e rotinas. Contar com um parceiro que investe na modernização quase sempre é sinônimo de maior eficiência nas operações.

Além do mais, ela ajuda a otimizar a comunicação — do ponto de vista dos clientes finais, poder rastrear as cargas e ter uma previsão mais exata a respeito da entrega são dois pontos essenciais na hora de fazer uma compra.

Sendo assim, além de contribuir para otimizar os processos, o uso de ferramentas tecnológicas ajuda a aumentar a satisfação do público.

Conte com uma intermediadora de fretes

Uma intermediadora funciona como um facilitador entre os contratantes e as transportadoras. Com essa ajuda, sua empresa não precisa perder tempo procurando possíveis parceiros e fazendo várias pesquisas, reuniões, negociações, cotações, entre outras coisas.

Isso quer dizer que a plataforma tem vários prestadores de serviços disponíveis e que já passaram por uma avaliação rigorosa. É o caso da Simplifica Fretes, que tem esse nome justamente porque busca simplificar operações de comércio exterior.

Além disso, com a gama de parceiros que ela oferece, sua empresa sempre terá várias opções disponíveis, sempre podendo realizar entregas com o mesmo nível de eficiência.

Valide o processo das transportadoras

A Simplifica Fretes conta com várias transportadoras no portfólio. Primeiro, é feito um contato com as transportadoras, mostrando o jeito de se trabalhar, como a plataforma funciona — um modelo totalmente novo de negócio no mercado.

Em paralelo, é feita uma validação da eficiência dessas transportadoras com os clientes e uma análise negativa de débito com a Receita Federal e com a Justiça. Caso esteja tudo certo, a empresa se torna apta a trabalhar na plataforma e passa ter acesso as demandas e ofertar fretes.

Agora, que você já conhece maneiras ideais de procurar uma transportadora — principalmente com a ajuda de uma intermediadora —, viu como fica mais fácil contratar o melhor parceiro de negócios para a sua empresa e alcançar os resultados esperados?

Quer saber melhor como a Simplifica Fretes pode ajudar a descomplicar o processo de contratação de transportadora e as operações logísticas na sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! 

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This