Logística

Como evitar danos no transporte de carga pesada?

Escrito por Simplifica Fretes

O transporte de carga pesada requer diversos cuidados verdadeiramente profissionais para que a operação transcorra com segurança e sem prejuízo para as partes envolvidas — a transportadora, seus funcionários e clientes.

Neste post, vamos abordar alguns riscos que podem surgir nessa atividade, assim como algumas medidas simples e eficazes para evitar possíveis danos. Siga em frente e confira!

Quais são os riscos no transporte de carga pesada?

A locomoção de cargas pesadas é uma tarefa delicada e que — quando não realizada de forma segura — pode trazer sérios riscos, tanto aos produtos transportados como aos profissionais diretamente envolvidos na operação (motoristas e ajudantes, por exemplo).

Portanto, estamos falando de ameaças materiais e a vidas humanas, o que aumenta a seriedade da atividade em questão. Além disso, o nome da firma também poderá ser afetado — basta imaginar o descontentamento de um cliente que não só abandona seus serviços como passa a fazer propaganda negativa do seu empreendimento.

Como evitar danos nessa operação?

A seguir, tratamos de algumas medidas simples, que não envolvem maiores custos financeiros, mas que podem fazer toda a diferença quanto à segurança no transporte de volumes de grande peso.

Usar indicadores de impacto

Indicadores de impacto são instrumentos que permitem verificar se os choques sofridos pela carga estão em nível aceitável, assim como a identificação do momento em que os danos foram causados. É ligado à embalagem do produto, captando as batidas ou pancadas que ele venha a sofrer.

Por se tratar de um aparelho que não é muito caro, sua utilização representa uma medida sensata e indispensável, já que pode impedir danos materiais que comprometam a qualidade do serviço prestado pela transportadora, senão seu próprio conceito junto aos clientes.

Evitar espaços vazios

Espaços vazios na carroceria do caminhão permitirão a movimentação das cargas, de modo a provocar colisões entre elas. Assim, o ideal é que ela esteja toda ocupada, com a finalidade de se evitar tal deslocamento. Se necessário, os locais desocupados podem ser preenchidos com outros artigos, como lonas ou sacos de ar.

Investir em embalagens eficientes

A questão das embalagens para a acomodação das cargas é fundamental. Elas devem ser resistentes, flexíveis, de fácil empilhamento e manuseio, principalmente quando de sua abertura. Lembre que não são raros os prejuízos decorrentes da utilização de recipientes de baixa qualidade em transporte.

Evitar umidade

A umidade é mais um fator de avaria: ela pode comprometer todo o resultado da operação. Por isso, fique atento não só quanto às condições do veículo, como em relação às possíveis mudanças climáticas em deslocamentos longos.

De fato, a água das chuvas pode ficar impregnada na embalagem do produto, na forma de cristais (cristalização de vapores de água), os quais retornarão ao estado líquido, ameaçando a estrutura dos acondicionamentos e, em seguida, dos produtos transportados.

Como vimos, o transporte de carga pesada é algo com que não se pode brincar, pois aqui vale um ditado tão antigo como atual: todo cuidado é pouco.

Para enriquecer seus conhecimentos no setor, acompanhe as nossas dicas para embalar produtos no transporte logístico. 

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This