Logística

Agenciamento de cargas: o que é?

agente de cargas
Escrito por Simplifica Fretes

No ramo empresarial, a área pertinente ao agenciamento de cargas tem crescido consideravelmente, principalmente no ramo da logística, pois oferece mudanças que, de fato, podem transformar a vida dos negócios.

Apesar de a terceirização do setor ser o percurso mais sustentável, diversos empresários ainda têm dúvidas em relação a esta prática e como é o seu funcionamento. Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba tudo sobre o agenciamento de cargas. Confira!

Afinal, o que é agenciamento de cargas?

A tecnologia hoje é fundamental no setor da logística. A complexidade desse segmento está cada vez mais dinâmico e os detalhes podem fazer toda a diferença como, por exemplo, na redução de custos. Dessa forma, visando diminuir a complexidade das empresas em lidar com seus transportes, surgiu a figura do agente de cargas.

Esse profissional ou empresa normalmente não é o dono dos meios de transporte que serão usados para mover os produtos. Porém, ele é uma peça essencial que zelará por toda a incorporação entre os vários tipos de modais, possuindo contratos quem têm o objetivo de fazer com que sua mercadoria alcance o destino da forma mais rápida e barata possível.

Como funciona o agenciamento de cargas?

Os agentes de carga recebem de sua empresa dados sobre as obrigações de distribuição e particularidades sobre a carga. Após isso, atuam de forma a otimizar as rotinas atuais de transporte ou mesmo criar outras novas, ampliando a eficiência e diminuindo custos.

Essas empresas são prestadoras de serviço regularizadas e trabalham no ramo de consultoria. O segredo de um bom agenciamento de cargas está elencado em quatro bases distintas:

  • ligação vantajosa e próxima dos operadores de carga e transportadoras;

  • boa pasta de clientes embarcadores, fazendo com que o agente tenha volume para conseguir ótimos acordos para todos;

  • instrumentos tecnológicos de estudo e produção de dados em relação ao transporte;

  • know-how e prática na solução de problemas relacionados à área de transporte.

Quais os benefícios desse serviço?

Confira agora alguns benefícios do agenciamento de cargas.

1. Mais agilidade e segurança

Com muita experiência nos diferentes tipos de modais, você conta também com serviços de recolhimento de carga (pick-up). Os preços diferenciados auxiliam na redução de custos do processo e permitem que você consiga se programar conforme sua estratégia de recebimento.

2. Intermediação

Documentação, prazos, armazenamento, rastreabilidade da carga, integração de modais, segurança, tudo isso são questões que deixam qualquer gestor com dor de cabeça. A logística é um dos setores mais custosos e complicados de qualquer negócio.

Além de softwares próprios e caros, ela requer pessoal altamente especializado nas mais diversas funções. Além do mais, exige treinamento constante para a perfeita integração de todos os membros da equipe. Por isso, terceirizar o serviço tem sido a forma mais eficiente e barata.

3. Facilidade na liberação alfandegária

Você também pode contar com profissionais competentes na análise e lançamento de documentos de entrada e saída de suas mercadorias de um país para outro, com todo o acompanhamento junto aos órgãos competentes.

Os benefícios, além da diminuição do estresse por causa da burocracia, proporcionados pelos agenciadores, permitem antecipar as exigências dos órgãos públicos. Isso agiliza os processos de providenciar todos os documentos antes que ocorra a retirada, evitando gastos extras com armazenagem em containers.

E aí, gostou do nosso artigo sobre agenciamento de cargas? Então, curta nossa página do Facebook e fique por dentro deste e de outros assuntos!

Sobre o autor

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This