Exportação

5 vantagens da exportação que todo empreendedor deveria saber

vantagens na exportação
Avatar
Escrito por Simplifica Fretes

Internacionalizar a marca traz inúmeros benefícios para uma empresa. Dentre as vantagens da exportação, está participar de um mercado em ascensão no Brasil. Em 2016, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as exportações brasileiras fecharam o ano com um superávit recorde de US$ 47,69 bilhões.

O primeiro passo para quem estuda ingressar no mercado externo é entender que há duas formas de exportação: a direta e a indireta. Dependendo do produto, do perfil da empresa e da necessidade de mercado, é mais estratégico optar por uma ou outra.

Exportação direta

A exportação direta é aquela em que a própria empresa é responsável por todo o procedimento: fabricação do produto, captação e negociação dos clientes estrangeiros, registros junto à Receita Federal e despacho da mercadoria para o país importador.

Por ser uma operação mais complexa e burocrática, a empresa que deseja exportar diretamente pode terceirizar alguns processos. Há os traders, que intermedeiam a empresa e os clientes estrangeiros, fazendo o contato, a captação e a venda das mercadorias.

Além disso, existem os agentes aduaneiros, que fazem todo o processo logístico e de despacho da mercadoria para o país importador.

Exportação indireta

Já na exportação indireta, a empresa participa apenas da fabricação do produto. Toda a parte de negociação e envio das mercadorias é feita por uma empresa estabelecida no Brasil, conhecida como Comercial Exportadora, que compra a mercadoria da fabricante para exportar.

As vantagens de optar por esse modelo está na redução da burocracia com os processos de exportação, necessidade de captar clientes externos e diminuição dos riscos, uma vez que a sua empresa apenas fornecerá o produto e todas as etapas posteriores ficam a cargo da Comercial Exportadora.

Vantagens da exportação

1. Incentivos fiscais

Para tornar os produtos fabricados nacionalmente mais competitivos no mercado externo, o governo promove a redução de alguns impostos, normalmente, cobrados para a comercialização interna.

Tanto na exportação direta quanto na indireta, os produtos, fabricados com a finalidade de exportação estão isentos das seguintes cobranças: IPI, ICMS, Cofins, PIS e IOF.

2. Diversificação de mercado

Ampliar o share de mercado é fundamental para uma empresa se tornar mais competitiva e faturar mais. Dessa forma, comercializar os produtos para clientes estrangeiros é uma vantagem da exportação que mais atrai novos empresários.

Além disso, as empresas ficam menos dependentes do mercado interno, como, por exemplo, em tempos de crises econômicas, de retração das vendas e épocas sazonais em que o consumo diminui.

3. Qualidade do produto

Independentemente se uma empresa exporta de forma direta ou indireta, para que o produto faça sucesso e seja aceito em outros países, ele precisa ter boa qualidade e alguns diferenciais.

Dessa maneira, exportar faz com que a empresa desenvolva um produto mais competitivo, o que fortalece, diretamente, a presença e rentabilidade deste no mercado interno também.

4. Modernização da empresa

Para desenvolver um produto com qualidade de exportação, a empresa precisa investir em equipamentos mais modernos, treinar os funcionários e adquirir conhecimento das principais tendências.

Tudo isso faz com que a organização evolua em diversos aspectos, tornando-a mais moderna e competitiva. Esses diferenciais impactam, diretamente, a força e o valor da marca, tanto para investidores quanto para o consumidor final.

5. Redução de riscos

O mundo dos negócios é permeado por riscos, entretanto, há a possibilidade de reduzi-los sempre que possível. Vender no mercado externo é benéfico, mas deve ser feito com cuidado.

Para isso, contar com serviços de empresas que já tenham conhecimento dos processos e expertise internacional é muito importante para garantir o sucesso das exportações.

Agora que você entendeu as vantagens da exportação, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber, em primeira mão, os melhores conteúdos para o seu negócio!

Sobre o autor

Avatar

Simplifica Fretes

Deixar comentário.

Share This