Comércio Exterior

5 boas práticas de prospecção de clientes no exterior que você pode adotar

prospecção de clientes no exterior
Escrito por Simplifica Fretes

O crescimento do mercado faz com que as empresas se preocupem em fazer exportações de maneira adequada. Optar por ter um bom relacionamento no exterior é uma excelente forma de ser lucrativo.

Mas, antes de vender em outro país, é essencial que sua organização implemente as boas práticas de prospecção de clientes no exterior. Quer saber mais sobre isso? Confira, agora, as 5 boas práticas que separamos para você adotar!

1. Saiba o que é prospecção de clientes

A prospecção de clientes pode ser resumida como um processo que resulta na conquista de uma nova clientela ao mesmo tempo que mantém aqueles que já fazem negócio com você. Esse processo possibilita que você defina o perfil de pessoas que procuram os seus serviços no mercado e direcione o seu marketing às pessoas certas.

Entender do que a prospecção se trata é a primeira boa prática do negócio. No entanto, para que ela funcione, é necessário adotar outras medidas.

2. Identifique o mercado

Outra prática para a prospecção de clientes é conhecer o mercado que você pretende trabalhar. Assim, será possível ter expectativas realistas do retorno que o seu ramo pode ter.

A pesquisa de mercado fará com que você determine qual a melhor forma de investir. Isso se dá tanto nas estratégias de marketing como no momento de determinar qual produto será lançado.

Para ter sucesso nessa jornada você deve:

  • procurar quais são as tendências e a expectativa do mercado;

  • reconhecer a concorrência e desenvolver medidas que façam sua empresa se destacar;

  • escolher, adequadamente, como será feito todo o processo de exportação, garantindo que a logística não seja um problema e sim uma solução.

3. Ofereça o produto a quem realmente precisa

Logo após conhecer o mercado, você deve definir qual é o perfil do seu cliente. Essa etapa é fundamental para que o produto seja oferecido a quem realmente precisa dele no exterior.

Tentar fazer negócio com alguém que não tem interesse nos seus serviços resulta em perda de tempo e de recursos. Para saber quem tem vontade em importar seus produtos é necessário fazer pesquisas online em sites que tragam informações relevantes, como o Invest & Export Brasil.

4. Domine a língua do país

Assim que souber com quem vai trabalhar, é necessário que você busque conhecer o idioma do seu público-alvo. Isso tornará as negociações mais fáceis.

Talvez seja preciso um tempo maior para que você aprenda um novo idioma. Nesse caso, a solução mais rápida pode ser contratar pessoas que dominem a língua. Ao fazer isso, o cliente ficará confortável para tirar as dúvidas que possam surgir e em fechar negócio com sua empresa.

5. Tenha uma presença online marcante

Criar um bom site para sua empresa e manter um blog com um conteúdo direcionado ao seu cliente ideal é uma ótima forma de marcar a sua presença na internet. Ao pensar nisso, não se esqueça da prática anterior e monte o seu marketing digital com a opção de que o conteúdo seja lido na língua materna do país que você deseja trabalhar.

Conquistar uma clientela no exterior pode ser a solução para os seus problemas com as vendas. Por isso, adotar todos esses conselhos aumentará muito a sua chance de ser bem-sucedido nas exportações.

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Simplifica Fretes

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